Verão nas Grandes praias da Costa Verde & Mar

Foto divulgação

Com o início da temporada de verão 2021/2022 os municípios da região litorânea de Santa Catarina se preparam para o aumento significativo do número de visitantes, investindo na oferta de novos atrativos, capacitação de profissionais e otimização de suas infraestruturas, além de se adequar para a retomada segura da oferta turística. Dentre as regiões mais procuradas durante este período, a Costa Verde & Mar é destaque pela diversidade de roteiros, paisagens, opções de atividades e estrutura, tendo quatro cidades na mira de turistas do mundo inteiro.

O primeiro destino que vale a pena desbravar é a cidade de Bombinhas, possuidora de muitas belezas naturais, conta com 39 praias com características que propiciam a prática de esportes, mergulho, trilha e passeios de barco. Mas nem só de sol e mar é feita a terra dos bombinenses: parques, reserva biológica, bares e restaurantes, museus, praças, espaços culturais e de artesanato ajudam a compor a extensa lista de encantos e atrações locais. Não à toa o município é o  6º lugar no Brasil  mais requisitado por estrangeiros, conforme dados divulgados pelo Ministério do Turismo em 2019.

A vizinha, Porto Belo, também não deixa a desejar quando o assunto é diversão. A promessa de uma vida noturna agitada com o grande número de casas noturnas, o comércio variado, a gastronomia tradicional, as áreas de lazer para toda a família e sua posição geológica privilegiada que possibilita o atraque e passagem de navios e transatlânticos, bem como as marinas que oferecem maior praticidade nas atividades náuticas e favorecem a promoção de excursões temáticas ou artesanais e de contemplação de lindas cenários, são fatores de grande influência no momento da escolha de um local para passar as férias ou aproveitar as festividades de fim de ano.

Para quem busca tranquilidade, Itapema é uma excelente alternativa. Cercada de praias, cachoeiras e morros, a cidade preserva a cultura e tradições portuguesas, com uma população gentil e acolhedora.  Na Praia Central é possível encontrar águas cristalinas e perceber o avanço nos setores de hospedagem e alimentação, assim como em Meia Praia que dispõe de ambientes propícios para reunir os amigos ou aproveitar uma caminhada com o pet. Ilhota é o reduto dos surfistas e das comidas típicas baseadas em frutos do mar, já o Canto da Praia é um convite para apreciar a pesca artesanal. O Mirante do Encanto permite uma visão 360 da cidade, que também tem boas referências quando se trata de ecoturismo, turismo de aventura e o cicloturismo.

Balneário Camboriú, já conhecido como o destino turístico mais movimentado da região, garantiu a primeira colocação no ranking de preferência dos turistas com a recuperação da faixa de areia da Praia Central, que em breve também receberá mudas nativas de restinga em toda a sua extensão e cercas e passarelas para acesso dos banhistas. Além disso, as confecções, lojas, shoppings centers, cafés, lounges à beira-mar, baladas vibrantes e demais praias,  devem assegurar a alegria de visitantes e moradores em dias ensolarados e até mesmo nos chuvosos. Neste mês o município apresentou o Plano Verão 2022, com ações que serão executadas durante a temporada, como a criação de um Centro de Controle Operacional que ofertará serviços de saúde,  orientação e salvaguarda. A segurança e a fiscalização também foram reforçadas.

Próximas a capital de Florianópolis, as quatro rotas podem ser facilmente acessadas por quem desembarca no Aeroporto Internacional Hercílio Luz ou vem de outras localidades por via terrestre, por meio da BR-101.

Os resultados dos trabalhos realizados para valorização e divulgação das maravilhas do  Litoral Centro-Norte catarinense, podem ser observados no crescimento das reservas na rede de hotelaria e na intensificação do entusiasmo do trade nacional.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a adoção de medidas de controle da propagação do vírus, a perspectiva é de uma temporada diferenciada, se comparada à 2020/2021, tanto para os setores ligados ao turismo, quanto para as pessoas que aguardam ansiosamente para usufruir dos bons momentos que só o verão é capaz de proporcionar.