Programação especial comemora os 58 anos de Balneário Camboriú em julho

Foto divulgação

Julho, mês em que Balneário Camboriú completa 58 anos, estará repleto de eventos e atrações para moradores e turistas. Para festejar o aniversário da cidade, comemorado dia 20, a Prefeitura preparou uma programação especial.

Mais de 15 eventos culturais, gastronômicos, turísticos e esportivos estão previstos a partir da segunda semana de julho (confira a programação no fim do texto). Entre eles, os tradicionais, que há anos integram o calendário de aniversário, e os que estreiam em 2022. Na programação, há atividades gratuitas e pagas. Além dos eventos organizados pela Prefeitura, estão previstos os de responsabilidade da iniciativa privada.

Entre as novidades, está o 1º BC Street Festival, mais um atrativo para quem visitar a cidade nesta época do ano, de 8 a 24 de julho. O evento multicultural organizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) inclui o BC Jazz Fest, que vai levar Jazz, Blues, Folk e Soul a diferentes locais da cidade. Também fazem parte do BC Street Festival as já tradicionais Festa dos Pescadores, Festa dos Amigos, Festa do Bom Sucesso e o Balneário Saboroso.

Festa dos Pescadores

Tradicional evento de Balneário Camboriú, a Festa dos Pescadores movimentará o Bairro da Barra dias 9 e 10 de julho. Um arrasto de camarão, na Praia Central, marcará o início da programação. Com entrada gratuita, apresentações artísticas e comercialização de pratos típicos, a festa vai ocorrer na Rua José Francisco Vitor.

Cãominhada

A Cãominhada também é um dos eventos tradicionais. Marcha de cães guiados por seus tutores, a 12ª Cãominhada será em 9 de julho, percorrendo as ruas do Centro de Balneário Camboriú, com saída da Praça Almirante Tamandaré às 9h.

Pedal 60+

No dia 9, moradores e turistas com 60 anos ou mais vão poder apreciar as belezas da orla da Praia Central de Balneário Camboriú pedalando. O Pedal 60+ terá início na Barra Sul, às 9h, e fim na Praça Almirante Tamandaré. O objetivo é estimular a prática de exercícios físicos e a utilização da bicicleta como meio de transporte.

Sarau Literário

A produção literária sobre Balneário Camboriú dos alunos de 1º a 9º ano do Ensino Fundamental será socializada no 1º BC Sarau Literário, em 14 de julho, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. Também serão expostas as produções dos alunos da Educação Infantil, como textos, fotografias, desenhos e colagens. As atividades ocorrerão das 13h30 às 17h e têm objetivo de festejar o encerramento do semestre, além de homenagear o município.

BC Jazz Fest

Em dois fins de semana (dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de julho), o BC Jazz Fest vai levar jazz, blues, folk, soul e R&B gratuitamente para três palcos espalhados pela cidade: na Praça Almirante Tamandaré, no Beco do Brooklin e na Praça da Cultura. Também haverá um palco móvel, que vai circular pelas principais ruas. Entre os artistas que vão se apresentar, estão Ira!, Tony Gordon e Vanessa Jackson.

Liga Nacional de Futevôlei de Clubes

As areias da Praia Central, no Pontal Norte, vão sediar disputas de futevôlei de 15 a 17 de julho.

Concurso Literário Mente Sã

O resultado do 1º Concurso Literário Mente Sã será conhecido dia 16, às 9h, em cerimônia na Praça da Cultura. O concurso é uma oportunidade para pessoas com 60 anos ou mais mostrarem seus talentos literários. As inscrições já se encerraram. Os participantes são frequentadores da Secretaria da Pessoa Idosa e redigiram uma poesia sobre Balneário Camboriú, em comemoração ao aniversário da cidade. Todos vão receber certificado. Os 20 primeiros classificados ganharão medalhas e, os três primeiros colocados, troféus de participação. Todas as obras serão expostas na praça durante a premiação.

Festa dos Amigos

Outra festividade tradicional é “Os Amigos se Encontram”, popularmente conhecida como Festa dos Amigos. Grupos de amigos vão se reunir no dia 16 de julho, na Avenida Atlântica, entre a Rua 2500 e a Praça Almirante Tamandaré, para confraternizarem. A festa, que está na 22ª edição, será das 11h às 16h. A novidade desta edição é a abertura para entidades sociais participarem e divulgarem seus trabalhos